República del Perú

Um pouco de História

O Peru é um país da América do Sul, limitado a norte pelo Equador e pela Colômbia, a leste pelo Brasil, pela Bolívia e pelo Chile e a sul e oeste pelo Oceano Pacífico. Capital: Lima. O Peru é um dos membros da Comunidade Andina. Chefe-de-Estado: Alejandro Toledo.
Lema: Firme y Feliz por la Unión
(Espanhol; "Firme e Feliz pela União")
Antes da chegada dos espanhóis, o Peru foi o território de várias culturas pré-Inca e, mais tarde, do Império Inca. Francisco Pizarro desembarcou na costa peruana em 1532 e no fim da década de 1530 o Peru já era um vice-reino e uma grande fonte de ouro e prata para o Império Espanhol. O Peru declarou a sua independência da Espanha em 28 de Julho de 1822.
Nas décadas seguintes, o Peru foi sacudido pela instabilidade política, inúmeros golpes de estado e duas guerras perdidas contra o Chile e, em 1866 uma guerra contra a Espanha.
Em 1872, assume o primeiro presidente civil do Peru: Manuel Pardo, que quatro anos depois seria sucedido pelo herói da guerra contra a Espanha, general Mariano Ignacio Prado. Em 1879 tem início a Guerra do Pacífico, na qual o Peru, aliado à Bolívia, viu-se derrotado frente o Chile. O Peru perdeu a província de Tarapacá, rica em salitre, e as cidades de Arica e Tacna. A última somente seria devolvida ao Peru em 1929.
Para mais informações http://pt.wikipedia.org/wiki/Peru

Comentários